Moniz Pereira<br>símbolo do atletismo
Mário Moniz Pereira, um dos maiores símbolos do desporto e do atletismo nacionais faleceu, dia 31, aos 95 anos, vítima de pneumonia.
Apaixonado pelo desporto, praticou andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, ténis de mesa e voleibol, mas foi ao atletismo que mais se dedicou, tornando-se a referência nacional, sobretudo depois do 25 de Abril de 1974.
Como técnico e dirigente do Sporting Clube de Portugal, do qual era sócio n.º 2, treinou grandes figuras como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Domingos Castro, Dionísio Castro, Rui Silva, Francis Obikwelu ou Naide Gomes.
Licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) em Lisboa, onde deu aulas durante 27 anos, Moniz Pereira participou em 12 Jogos Olímpicos entre 1948 e 2012.
Conhecido como o «Senhor Atletismo», Moniz Pereira destacou-se ainda como compositor, pertencendo-lhe o fado celebrizado por Maria da Fé «Valeu a Pena».
O PCP endereçou condolências à família do professor Mário Moniz Pereira, sublinhando a «figura marcante do atletismo e do desporto nacionais, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, personalidade reconhecida pela dimensão e valores culturais, éticos e humanistas que marcaram o seu percurso de vida e profissional».